quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VASCO DA GAMA COMPLETA 115 ANOS DE VIDA, HISTÓRIAS E GRANDES CONQUISTAS

 
 
No dia vinte e um de agosto de 1898, um grupo de sessenta e dois idealistas se reuniu na sociedade Dramática Filhos de Talma, no bairro da Saúde, Região Portuária do Rio, para fundar um clube de remo. Inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as índias, o batizaram de Vasco da Gama, nome do navegador português autor de tal façanha. Nascia, assim, o Gigante da Colina, orgulho e glória de um povo.
O que nem mesmo o mais otimista daqueles sessenta e dois sonhadores poderia supor é que, cento e quinze anos depois, este mesmo clube se tornaria uma das maiores agremiações esportivas do mundo. Mais do que festejar a longa existência, os vascaínos, nesta quarta-feira (21/8), celebram não apenas a longevidade de mais de um século, mas, sobretudo, uma história de causar inveja até mesmo nos rivais.
Como se fosse pouco ser imortal no remo, supercampeão nas quadras, campos, raias e piscinas, dentro e fora do Brasil, ainda coube ao Vasco a primazia de lutar pela inclusão de negros e trabalhadores humildes no futebol, esporte que até 1923, quando o Gigante conquistou seu primeiro Carioca, com uma equipe miscigenada, era exclusivamente branco. Coube ao Vasco, também, ser o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional, fora do país, o Sul-Americano de 1948, para citar apenas algumas das memoráveis façanhas vascaínas.
Presidente do clube e um dos seus principais ídolos, Roberto Dinamite, o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, não esconde o orgulho e a gratidão pelo Gigante. Segundo Dinamite, foi o Vasco quem lhe proporcionou as oportunidades para que pudesse chegar até aonde chegou. Não somente dentro de campo, mas, sobretudo, fora dele, como cidadão.
- Mais do que festejar, quero agradecer a enorme família vascaína por mais um ano de vida de nosso clube. Sem os apaixonados torcedores pela cruz de malta seria impossível poder festejar estes 115 anos de glórias. É um dia muito importante para todos nós que vivemos este clube no dia a a dia. Quero agradecer também ao Vasco qpor ter me acolhido e ajudado a ser um homem digno e correto  – festejou o presidente.
No dia em que se festeja os 115 anos do Vasco, a diretoria do clube parabeniza os milhões de vascaínos espalhados pelo Brasil e mundo afora, responsáveis por esta história ter chegado até aqui, mais de um século depois, a colher glórias e mais glórias pelo caminho.
Parabéns, Vascaínos da Torcida VASCATOLÉ e do mundo inteiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário